Filosofia

 

ABADÁ-CAPOEIRA visa promover a Capoeira e a cultura brasileira, usando-a como um importante veículo de integração social e desenvolvimento pessoal. É parte de nossa filosofia divulgar nossa cultura para todos os grupos sociais, mantendo vivas nossas raízes. 

 

A Abadá-capoeira entende a Capoeira como uma arte. Uma arte interdisciplinar que engloba vários aspectos esportivos, culturais, marciais e artísticos. 

 

Tem como filosofia o desenvolvimento do seu trabalho em vários níveis, seja buscando a elevação do nível técnico e teórico do capoeirista, seja utilizando a Capoeira como valioso recurso pedagógico, artístico e cultural, objetivando, entre outras, a profissionalização do capoeirista procurando resgatar o valor do Mestre de Capoeira como produtor e transmissor de cultura e vivência.  

 

A Abadá-capoeira procura contribuir para a formação de valores humanos e étnicos baseados no respeito, na socialização e liberdade, através de trabalhos que valorizam a cultura brasileira, tudo isso buscando fortalecer e engrandecer o capoeirista no seu caráter, dignidade e valorização pessoal.  

 

Para a Abadá-capoeira, a Capoeira é uma arte ancestral e futura. É a expressão viva da liberdade de um povo e deve, acreditamos, ser praticada com reverência, merecendo de nossa parte respeito e atenção. Transformando e preservando valores, nosso trabalho aponta para a necessidade de deixar a Capoeira livre para ser o que é: para a Capoeira assim como para  o camaleão, mudar é apenas preservar sua essência.  

 

As atividades da Abadá-capoeira estão fundamentadas em alguns ensinamentos do Mestre BIMBA, no que diz respeito à Capoeira Regional, e da Capoeira de Angola, os quais unem-se para serem considerados como um todo: uma unidade em evolução.  

 

Assim, os fundamentos da Capoeira se expressam na preservação da sua tradição, na evolução técnica, no cuidado e no zelo na confecção dos instrumentos e uniformes, no aprimoramento técnico, no respeito mútuo ao trabalho básico do aprendizado, no equilíbrio, na rapidez de raciocínio, na neutralização dos ataques por meio de esquivas, na velocidade, na eficiência e na união dos componentes da Abadá-capoeira. 

 

A Abadá-capoeira em Washington compartilha nome e filosofia da organização internacional, composta por mais de 40.000 associados e fundada em 1988 pelo Mestre Camisa, com sede no Rio de Janeiro, Brasil. 

 

Atualmente, a Abadá-capoeira é a maior associação de Capoeira no mundo, com representação em todo o Brasil e em mais de 50 países, nos cinco continentes, entre eles: Angola, Israel, Japão, Taiti, Marrocos, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Áustria, Alemanha, Suécia, Portugal, Polônia, Rússia, México, Austrália e Estados Unidos.

 

Mestre Camisa desenvolveu uma filosofia e metodologia para o ensino da Capoeira seguindo os conceitos inovadores de seu Mestre, o criador da Capoeira regional, Mestre Bimba. A concepção de Mestre Camisa para a Abadá-capoeira é de uma associação que evolua e se adapte às mudanças da sociedade, sem perder as referências do passado e de sua história. Uma organização que promova a Capoeira, para que ela expresse seu potencial como uma arte internacionalmente respeitada, mantendo sua dignidade, caráter, história e tradições. 

 

A associação é dirigida pela comissão de Mestres e conselho de Mestrandos, compostos pelo Mestre Camisa e seu irmão, o Grão Mestre Camisa Roxa, juntamente com os Mestres reconhecidos e os Mestrandos formados dentro do sistema da Abadá-capoeira.

 

 

        

 Sistema de Graduação

 

 

ADULTOS

 

 

INICIANTE

 

Crua

   

ALUNO

 
Crua-amarela - A primeira transformação
Amarela, "O OURO" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação
Amarela-laranja - Transformação
Laranja, "O SOL" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado
Laranja-azul - Transformação
   
ALUNO GRADUADO  
Azul, "O MAR" - Significa a consciência da imensidão do caminho a percorrer
Azul-verde - Transformação
Verde, "A FLORESTA" - Significa o pulmão do mundo. É nessa graduação que se concentra toda a força do trabalho. É a solidificação do aprendizado. É desta graduação que sairá a continuação e o alicerce da Abadá-capoeira
Verde-roxa - Transformação
   
INSTRUTOR (A)  
Roxa, "A AMETISTA" - É a reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais da Abadá-capoeira
Roxa-marrom - Transformação
   
PROFESSOR (A)  
Marrom, "O CAMALEÃO" - É a cor que caracteriza o estilo. O camaleão. É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos, Mestres e Grão-Mestre da Abadá-capoeira
Marrom-vermelha - Transformação
   
MESTRANDO (A)  
Vermelha, "O RUBI" - É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista adquire a consciência da responsabilidade que tem para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça
   
MESTRE  
Vermelha-branca - Transformação. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da Abadá-capoeira, já que está numa fase de transformação, ou seja, se preparando para assumir a graduação máxima dentro do sistema de graduação da Abadá-capoeira.
   
Branca, "O DIAMANTE" - É o mais duro e resistente minério. É o mineral que reflete todas as cores e é no branco que todas as cores se reunem.  A única pessoa com essa graduação na ABADÁ Capoeira é o Mestre Camisa, Presidente e fundador da ABADÁ Capoeira. Neste nível de Maestria, é preciso, decidir com acerto, precisão, honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade. É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmesa de propósitos que o Mestre ajudará a organização a manter a sua filosofia, tradição e fundamentos.
   
GRÃO MESTRE Esse título na ABADA-Capoeira foi conferido ao Grão Mestre Camisa Roxa, aluno da primeira geraçõ de formados de Mestre Bimba, (fundador e criador da Capoeira Regional da Bahia). Grão Mestre Camisa Roxa trabalhou para apoiar os ideais da ABADÁ-Capoeira. Ele permanece como Grão Mestre 'in memorian' da ABADÁ-Capoeira.

 

 


 

INFANTTL (3 a 16 anos)

 

Observação importante: O sistema de graduação pré-infantil foi recentemente reajustado para melhor ajustar-se ao progresso dos pequenos capoeiristas que iniciam na capoeira cada vez mais cedo. Este é o novo sistema que permitirá que as crianças avancem normalmente, ao mesmo tempo permitindo que elas amadureçam o suficiente antes de se tornarem graduados.

 

 

INICIANTE

 

INICIANTE

 

Crua

   

ALUNO

 
Crua com uma ponta amarela - 3 anos
Crua com pontas amarelas - 4 anos
Crua com pontas amarela-laranja - 5 anos
Crua com pontas laranjas - 6 anos
Crua com pontas laranja-azul - 7 anos
Crua com pontas azuis - 8 anos
Crua-amarela - A primeira transformação - 9 anos ou mais
Amarela, "O OURO" - Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação - 10 anos ou mais
Crua-laranja - Transformação - 11 anos ou mais
Amarela-laranja - Transformação - 12 anos ou mais
Laranja, "O SOL" - Significa o despertar para a consciência do aprendizado - 13 anos ou mais
Crua-azul - Transformação - 14 anos ou mais
Amarela-azul - Transformação - 15 anos ou mais
Laranja-azul - Transformação - 16 anos ou mais
   

 

Após atingir a corda laranja-azul o aluno somente poderá receber a corda azul (Aluno Graduado) ao completar 17 anos, passando, então, a seguir a graduação adulta.


 

        

 Mestres e Mestrandos

 

Grão Mestre Camisa Roxa (in memorian)

 

Mestre Camisa

Mestre Nagô

Mestre Cobra

Mestre Morcego

Mestre Charm

Mestra Edna

Mestra Márcia Cigarra

Mestre Canguru

 

Mestrando Duende

Mestrando Peixe-cru

Mestrando Pernilongo

Mestrando Apache

Mestrando Paulinho velho

Mestrando Piriquito Verde

Mestrando Montanha

Mestrando Cascão

Mestrando Bode

Mestrando Sabiá

Mestrando Tigre

Mestrando Eberson